A Gestão Fiscal é uma área essencial para a empresa. Independente do segmento ou porte, todas as empresas precisam lidar com inúmeras exigências legais relacionadas a tributos, obrigações acessórias e diversas mudanças de legislação. Apesar de ter as suas atividades relacionadas apenas ao cumprimento de obrigações legais e realização de atividades de alto grau burocrático, a Gestão Fiscal pode ter ação fundamental para o sucesso do negócio, seja garantindo o cumprimento de todas as obrigações legais, reduzindo custos ou gerando informações úteis para a gestão empresarial.
Todas as atividades de uma organização passam pelo departamento fiscal: a compra de mercadorias para o estoque, uma venda realizada a prazo, um empréstimo realizado para a compra de maquinário, o recebimento de um pagamento em atraso, entre várias outras transações que têm impacto na contabilidade.
Dentre as atividades desenvolvidas pela Gestão Fiscais, as principais são:
- Recebimento e escrita fiscal;
- Conferência de toda documentação fiscal;
- Lançamentos fiscais de entradas e saídas;
- Emissão de notas fiscais de devolução, remessa para conserto e industrialização;
- Atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação fiscal e tributária;
- Apuração de tributos;
- Análise dos dados cadastrais dos fornecedores junto ao Fisco;
- Auxílio na determinação de classificação Fiscal de novos produtos comercializados;
- Entrega de obrigações acessórias – como as Escriturações Fiscais e Contábeis Digitais (EFD e ECD).